English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

HOJE ABEL DÜERË MOSTRA SEU RITMO NO PALCO DO ESPAÇO VINTAGE!

Meu Samba, Teu Samba – Espaço Vintage

15/10/2010

Da África veio o batuque, a essência do samba. O som dos atabaques africanos, pais dos ritmos brasileiros, vieram com os escravos da costa oeste do continente africano de países como: Togo, Benin, Gana, Nigéria, mas principalmente de Angola. Basta ouvir qualquer atabaque africano para perceber o parentesco.
...
Ao longo de três séculos de tráfego negreiro cerca de 15 milhões de escravos foram trazidos para o Brasil. Nove milhões eram angolanos. Uma outra Angola passou a viver por aqui. Os escravos eram a maioria da população, trabalhavam nas casas, nas tarefas do dia a dia da cidade, nos campos, nas fazendas em torno do centro urbano. Religião, costumes, tudo foi sendo incorporado. As danças dos terreiros, dos cantos dos orixás, os ritos das várias nações africanas, essa mistura acaba em samba. O Rio de Janeiro é um exemplo típico dessa mistura e a casa da Tia Ciata é a capital da dita Pequena África do Rio de Janeiro, onde encontramos a mescla do som que veio de Angola com som que veio da Bahia originando o samba, o ritmo carioca por natureza.

O Semba, mais tradicional, e o Kuduro, mais atual, (ritmos angolanos) quando tocados com a intervenção, por exemplo, de um pandeiro, viram SAMBA. Mostrar essa familiaridade é exatamente a proposta do novo trabalho musical do cantor e compositor “Abel Duërë”. Radicado no Brasil há 30 anos, Abel Duërë representa intensamente a cultura afro-brasileira através da sua música e história de vida. Participante ativo do intercâmbio Brasil/Angola, em suas composições e estilo musical, faz a perfeita viagem de ida e volta. O CD Meu Semba Teu Samba, roteirizado e produzido por Abel Duërë, terá 10 faixas e contará com a participação de músicos e cantores brasileiros, angolanos (Paulo Flores, Falcão) moçambicano (Cheny) e também do Congo (Lokua Kanza).

Este novo CD já está sendo gravado e novas músicas estão sendo testadas junto ao público nos shows que Duërë está fazendo na Lapa, sempre com a participação de um artista convidado, consagrado no circuito do samba carioca. Nesta sexta feira dia 15 de outubro o palco será o Espaço Cultural Vintage. A convidada especial é a cantora, compositora e instrumentista Ana Costa, cantora da música tema “Viva essa Energia dos jogos Pan Americanos de 2007 e a vencedora do prêmio “Revelação”, do Rival Petrobras. Ana Costa estará neste show apresentado músicas do mais recente CD Novos Alvos, lançado pela Biscoito Fino em março de 2010.

O último encontro musical do projeto “Meu Semba, Teu Samba” de Abel Duërë com participação especial de Ana Costa aconteceu no dia 24 de setembro na quadra da Unidos da Tijuca e foi emocionante. Abel Duërë promete que este novo encontro será mais emocionante ainda, pois os dois artistas cantarão juntos mais três novas canções, Mulemba Xangola, Makambo e Quer amar Mamãe.

O show terá aproximadamente 02 horas, será acompanhado pelos músicos:

Cantor e idealizador – Abel Duërë / Participação Especial – Ana Costa / Bateria – Marcio Mazza / Percussão – Laudir de Oliveira / Baixo – Didier Fernan / Violão e Cavaquinho – Tuca Alves / Guitarra Africana – Sérgio Zolla / Teclados e Acordeom – Cláudio Mendes / Sax e Flauta – Tinho Martins / Trombone – Jhonson de Almeida / Trompete – Jeferson Vitor / Coral - Suzane Marques

Serviço

Local: ESPAÇO VINTAGE
End: Av. Gomes Freire, 147 - Centro – Rio de Janeiro – RJ
Fone: (21) 2507-8652
Data: 15 de outubro
Horário: 22:00 hs
Ingresso: R$ 30,00

Nenhum comentário:

Postar um comentário